Metodos contraceptivos naturais
Uma gravidez indesejada é algo que preocupa muitas mulheres e apesar de existir diversos métodos contraceptivos, às vezes podem acontecer alguns imprevistos para aumentar ainda mais essa preocupação.
Praticamente todas as pessoas conhecem os métodos contraceptivos tradicionais, como a camisinha (que tem extrema importância na prevenção de uma gravidez indesejada e é o único método que pode prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs), a pílula anticoncepcional, o DIU, a camisinha feminina, diafragma, injeção anticoncepcional e os métodos definitivos como a vasectomia (consiste na realização de um corte no tubo que carrega o sêmen) e a ligadura das trompas (nesse procedimento as trompas são cortadas e amarradas, impedindo que os espermatozoides cheguem até os óvulos), porém existem também alguns métodos naturais que podem ajudar nessa prevenção.
Abaixo seguem alguns métodos contraceptivos naturais e suas vantagens e desvantagens.
- Coito interrompido: É quando o homem retira o pênis e ejacula fora da vagina. Apesar de esse método ser antigo e muito conhecido entre todos que possuem uma vida sexual ativa, não é extremamente seguro, já que na fase de excitação as secreções do pênis podem conter espermatozoides vivos. O índice de falha é de 4% para casais que usam efetivamente esse método e a principal causa de insucesso é o descontrole masculino.
- Abstinência sexual: Esse é o único método que apresenta 100% de eficácia, já que sem o ato sexual não é possível ter uma gravidez indesejada.
- Tabelinha ou Método do Calendário: É muito utilizado pelas mulheres para poder controlar o início e fim do período fértil. Porém só é indicado para aquelas mulheres que tem o ciclo menstrual extremamente regular. O ideal é que a mulher registre o número de dias de cada ciclo menstrual durante, pelo menos, seis meses. Depois deve se calcular quando ocorrem os dias férteis. Do número total de dias do seu ciclo mais curto, subtraia 18 e terá o primeiro dia fértil do seu ciclo, depois subtraia 11 do seu ciclo menstrual mais longo e terá o último dia fértil do seu ciclo. A taxa de erro pode chegar a 40%.
- Temperatura corporal basal: Nesse método a mulher deve verificar sua temperatura corporal (oral, vaginal e retal), no mesmo horário, todas as manhãs. A temperatura da mulher sobe 0,2° a 0,5°C no período depois da ovulação. O casal deverá evitar relações sexuais, onde haja a penetração vaginal, desde o primeiro dia do ciclo menstrual até depois de três dias que a temperatura basal da mulher tenha subido.
- Muco cervical: A mulher deverá pesquisar a presença de muco todos os dias, observando a sensação ocasionada pelo mesmo. É necessário interromper as atividades sexuais ao menor sinal da presença do muco e após o período de secura vaginal que normalmente sucede à menstruação.
De acordo com especialistas, nos primeiro cinco ou seis dias do ciclo menstrual as chances de gravidez são muito pequenas. Porém vale lembrar que apesar de reduzir as chances de uma gravidez indesejada, nenhum desses métodos, além da abstinência sexual, é capaz de prevenir 100% e o uso de camisinha é sempre recomendando, principalmente pela proteção a doenças sexualmente transmissíveis.
The post Metodos contraceptivos naturais appeared first on Blog da Je.