Como fazer um seguro fiança
Como é feito o pagamento do seguro fiança?
O contrato do seguro fiança é feito como qualquer outro seguro, ou seja, ele é feito anualmente. Isso significa que a validade do seu seguro fiança é de 12 meses (um ano), após esse prazo, você deverá fazer a renovação do seu contrato e fazer o pagamento devido para poder continuar usufruindo dos seus benefícios. Caso você não faça a renovação, o seu contrato de locação poderá ser rescindido pela falta do seguro fiança.
Posso conseguir um desconto no valor do seguro fiança?
O valor que é cobrado pelo seguro fiança é calculado em cima dos valores do aluguel, por esse motivo, não existe um valor fixo para esse seguro, já que cada caso é um caso. Caso você tenha interesse em solicitar um desconto, você deverá verificar a possibilidade com a seguradora, que é a empresa que gerencia e cuida desse serviço. Somente a seguradora poderá lhe passar ou não um desconto.
Normalmente, não é concedido nenhum desconto no valor do seguro fiança já que ele é calculado com base no valor do aluguel que é pago pelo inquilino, mas isso não impede que você entre em contato e tente conversar com o responsável a respeito.
O seguro fiança é o mesmo que um fiador?
Não necessariamente, mas ambos têm o mesmo princípio. O fiador é uma pessoa que irá se responsabilizar pelos pagamentos do serviço que for contratado, caso o responsável pelo contrato não possa assumir esse valores. Normalmente, é exigido que o fiador possua algum imóvel no seu nome e ele não poderá ter nenhuma restrição no seu nome.
No caso do seguro fiança, ele funciona como uma garantia para o dono do imóvel, sendo que o inquilino deverá pagar um valor de, aproximadamente, dois aluguéis para poder usufruir desse serviço.
Se o locatário tiver uma restrição no seu nome, ele pode contratar o seguro fiança? Como fazer um seguro fiança
Normalmente não. Quando é feito o contrato do seguro fiança, a seguradora avalia o cadastro do inquilino para que ela possa ou não aprovar o seu cadastro. Nesse caso, a aprovação irá depender totalmente da seguradora e não da imobiliária, sendo que as seguradoras exigem que o nome do inquilino esteja limpo, caso contrário ele enfrentará uma maior dificuldade em ter o seu cadastro aprovado.
Se eu não quiser o seguro fiança, qual a opção que eu tenho? Como fazer um seguro fiança
Isso irá depender de cada situação. O seguro fiança é uma das garantias que podem ser contratadas na hora de alugar um imóvel, sendo que a forma mais utilizada é um fiador.
Se você for alugar um imóvel e a imobiliária lhe der a opção de escolher uma forma de garantia, seja ela, um fiador, seguro fiança ou caução, caberá a você decidir qual a melhor opção. Já no caso dela lhe dar apenas a opção do seguro fiança, você deverá conversar com a imobiliária para que ela possa avaliar a situação e verificar se existe alguma outra opção. Caso não haja outra opção, você não irá conseguir locar este imóvel.
The post Como fazer um seguro fiança appeared first on Corretora de Seguros.