Sucupira efeitos colaterais
Não há estudos científicos que comprovem, com exatidão, a eficácia em seres humanos
Há quem diga e acredite que o consumo da semente de Sucupira é muito benéfico para a saúde. Entretanto, ainda não há estudos científicos detalhados que comprovem a sua ação no organismo humano.
O que é?
A Sucupira é uma árvore da espécie da família das fabáceas. Ela pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, como, por exemplo em Minas Gerais, São Paulo, Piauí e Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás.
A planta tem sido muito utilizada como um modo medicamento natural – oferecendo uma alternativa de se curar de doenças como asma, câncer, diabetes, hemorragia, inflamação, gastrite e dores.
Riscos
Ainda não se sabe ao certo quais os benefícios que a semente de Sucupira causa no organismo dos seres humanos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz que o consumo da planta não é seguro. Pois, poucos estudos foram feitos com o produto em seres humanos.
Pela falta de testes de sua composição, não se sabe dizer, com propriedade, se a semente é tóxica ou não.
Até o momento, foram feitos testes em animais. Nesses casos, foram observados alguns melhoras (benefícios), como, por exemplo em inflamações e em câncer de próstata.
Intoxicação? Ao produzir o medicamento natural – seja ele em forma de chá, infusão, entre outros – é de suma importância que haja cuidado na dosagem da quantidade do medicamento. Pois, pode ocorrer intoxicação alimentar.
Caso isso ocorra, o ideal é ir ao pronto-socorro de atendimento ou marcar uma consulta com o médico. Entre os sintomas mais comuns da intoxicação, pode-se citar o vômito e a diarreia.
Posso consumir?
Se você já ouviu falar sobre os benefícios para a saúde e quiser experimentar, o ideal é consultar um médico, nutricionista ou um especialista da área. Um deles lhe dará todas as orientações sobre a sucupira.
É importante ressaltar a necessidade de se ter cautela no consumo.
Fitoterápicos
Os fitoterápicos são medicamentos feitos apenas por matéria-prima vegetal, como, por exemplo o chá de Sucupira.
Modos de consumo
A forma de consumo da Sucupira mais comum é o chá. Geralmente, o preparo ocorre com o aquecimento da água (até que a mesma ferva) e o acréscimo da semente amassada.
É comum que as pessoas deixem a bebida esfriar por um momento para depois consumi-la.
Acompanhe o reconhecimento
Se você tem receio de utilizar a semente da Sucupira mesmo com acompanhamento médico. A dica é acompanhar o reconhecimento da Sucupira como benéfico.
Como?
É simples. Por ser um fitoterápico, acesse o site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – www.portal.anvisa.gov.br – e acompanhe o reconhecimento.
Na página inicial do site, clique em “Consulta a produtos”. Neste momento você será redirecionado à página “Consulta Produtos Regularizados”. Então, clique em “Produtos para a Saúde” e faça a sua pesquisa.
Pelo endereço eletrônico da Anvisa, também é possível pesquisar a regulamentação de outros tipos de produtos, como, por exemplo alimentos, cosméticos, medicamentos e saniantes.
The post Sucupira efeitos colaterais appeared first on Blog da Je.